SEGURANÇA DO TRABALHO

Programa Saúde e Segurança do trabalho

 O programa de proteção respiratoria é avaliação para identificar os perigos respiratorios no local de trabalho , buscando medidas práticas e administrativas que minimizem os riscos existentes das exposições.

Um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. No âmbito da segurança no trabalho, os riscos ambientais são, risco físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes

O GRO está no item 1.5 da NR 01 e nada mais é do que um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança simplificado e seus objetivos são:
• Evitar os riscos ocupacionais gerados em suas atividades;
• Identificar todos os perigos e possíveis lesões ou agravos a saúde relacionados com suas atividades;
• Avaliar os riscos ocupacionais indicando o nível, ou seja, quantificando;
• Classificar os riscos para poder determinar ações preventivas;
• Implementar ações preventivas de acordo com a classificação dos riscos;
• Monitorar o controle de riscos ocupacionais.

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é voltado ao atendimento dos trabalhadores expostos a níveis de ruído que legalmente precisam de ações de prevenção de perdas auditivas.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07) estabelece a realização de exames médicos ocupacionais (admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função). Seu objetivo é prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde e integridade do funcionário e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito às doenças relacionadas ao trabalho.

É um documento que assegura as condições de segurança de cada trabalhador.

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9) tem como objetivo de avaliar a exposição dos colaboradores aos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. É realizada a identificação, reconhecimento e avaliação dos riscos físicos, químicos e biológicos. Posteriormente com base nos resultados obtidos nas avaliações é feita a descrição das medidas de controle a serem empregadas e a definição dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

O PCMAT é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção civil.

É um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para proteção dos trabalhadores que operam prensas ou equipamentos similares.

Treinamentos

O empregador deve promover capacitação inicial, periódico e eventual dos trabalhadores e também emitir os respectivos certificados.

A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.

Cabe ao empregador orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do Equipamento de Proteção Individual – EPI.

As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores com treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas na NR10.

Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos da NR 12, para a prevenção de acidentes e doenças.

Para operar a caldeira o trabalhador deve possuir Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras.

Os trabalhadores designados para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, operadores de check out e operadores de telemarketing devem receber treinamentos específicos.

Os trabalhadores da indústria da construção deverão ser capacitados.

Os trabalhadores devem ser treinados, obrigatoriamente, nos atos de admissão, sempre que houver troca de função, mudança nos procedimentos, equipamentos, processos ou nos materiais de trabalho e, ainda, no mínimo a cada ano a todos os trabalhadores, sendo obrigatório o registro de seu conteúdo, carga horária e frequência.

Os trabalhadores devem ser capacitados conforme a função que será desempenhada

Dispõe sobre a obrigatoriedade de treinamento dos trabalhadores em diversos temas

O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.

Os trabalhadores devem receber treinamento para compreender a rotulagem preventiva e a ficha com dados de segurança do produto químico, sobre os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico.

Os trabalhadores devem receber treinamento específico, devem também ser submetidos a capacitação inicial e de forma continuada.

É vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.

Para a realização de trabalho em altura o trabalhador deve ser submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático.

Análise Ergonômica

Análise Ergonômica do Trabalho – AET, analisa a adequação dos ambientes de trabalho às características psicofisiológicos dos trabalhadores prevenindo riscos à sua saúde, cumprindo os requisitos da NR 17. É realizada por equipe multidisciplinar capacitada, treinada e supervisionada

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral é um programa de saúde e qualidade de vida que utiliza atividades físicas planejadas no ambiente de trabalho. As aulas têm duração de 8 a 10 minutos e podem ocorrer antes, durante ou após o expediente de trabalho, visando respectivamente a preparação, compensação postural e relaxamento do colaborador.

Obejtivos

  • Reduzir o absenteísmo
  • Prevenir a fadiga e os vícios posturais
  • Estimular a integração dos funcionários e o trabalho em equipe

Orçamento

    Ergonomia
    Segurança do Trabalho
    Ambulatorio
    stopwatch, hectic, hours-60204.jpg
    sports center for the elderly, senior citizens, fitness-6702147.jpg
    meeting, business, architect-2284501.jpg

    Trabalhe Conosco

    hands, puzzle pieces, connect-20333.jpg

      + 0
      Clientes Atendidos
      + 0
      Horas de Cuidados Domiciliar
      + 0
      Sessões de Fisioterapia
      + 0
      kg de Lixo Hospitalar Coletado
      + 0
      Colaboradores